Radiodifusores apontam otimismo com 2024; Transformação digital e aumento de receitas estão no radar

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O ano de 2024 tem sido visto com otimismo pelos radiodifusores norte-americanos, embora haja uma certa cautela ao serem questionados sobre esse tipo de previsão. A visão positiva é baseada em indicadores recentes da Borrell e WARC, que apontam um cenário publicitário promissor. Para o rádio, eles acreditam que é possível uma melhoria tangível nos negócios em comparação com o ano passado, baseada no avanço do áudio digital, que abre ainda mais o leque de possibilidades na formação de novos negócios.

 

De acordo com o especial, este otimismo também é compartilhado por Tina Murley, da Beasley Media Group, que destaca o aumento nos gastos com publicidade em áreas-chave como política, automotiva, jurídica e apostas esportivas para 2024.

No nível de representação, Greg Tacher, da GMP Radio Reps, observa um crescimento significativo na atividade de planejamento e nas consultas de tarifas em todas as plataformas. Ele relata um retorno e um interesse crescente dos clientes em categorias diversas, incluindo produtos de consumo, varejo e agricultura.


 

 

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Para 2024, nos EUA, espera-se um crescimento em categorias como automotiva, serviços financeiros, restaurantes, imóveis, viagens, tecnologia, recrutamento profissional, serviços jurídicos, educação e apostas esportivas, com um destaque especial para a possível retomada do setor imobiliário, impulsionada por uma queda nas taxas de juros.

 

O cenário é de certa forma similar ao do Brasil, que também experimenta um processo de diminuição dos juros, que pode impulsionar os gastos das famílias entre 2024 e 2025. O varejo, grande impulsionador do rádio brasileiro, já experimentou uma certa melhora no final de 2023 e, se as previsões mais otimistas forem confirmadas em 2024, isso pode impactar diretamente nas emissoras brasileiras, que também buscam ampliar seus portfólios com iniciativas digitais, gerando assim mais frentes de negócio.

 

Novamente sobre os EUA, no cenário de mercados médios e pequenos, a Townsquare Media observa um crescimento notável nos últimos três anos, especialmente em serviços para o lar e construção. Hellum prevê que essa tendência se mantenha em 2024, com um aumento também nas categorias jurídica e de recrutamento.

Em relação à publicidade política, algo exclusivo do mercado norte-americano, espera-se um recorde de gastos, com a AdImpact prevendo que o rádio capture cerca de 400 milhões de dólares em gastos políticos, representando uma fatia significativa do mercado. O tudoradio.com inclusive destacou a movimentação da iHeartMedia na geração de conteúdo para aproveitar o período eleitoral, o que também gera mais negócios para o grupo.