Rádio eleva sua participação para 4,2% do total de investimentos publicitários no Brasil, revela Cenp-Meios

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Rádio AM/FM é eficaz para alcançar tomadores de decisão empresariais, vital para anunciantes

 

Os números mostram estabilidade no investimento no setor publicitário. Vale ressaltar que, em 2022, a aferição foi feita com 316 agências. Comparando os dois períodos, o percentual de crescimento em 2023 seguiu equilibrado, na casa dos 10%.

No relatório anterior, divulgado em dezembro, que correspondia ao período de janeiro a setembro de 2023, o Cenp-Meios já indicava um crescimento próximo aos dois dígitos. Naquele período, o mercado publicitário nacional havia registrado um aumento de 9,8% nos investimentos em comparação com o mesmo período de 2022.

 

De janeiro a dezembro do ano passado, o Cenp-Meios as 336 agências que fazem parte do relatório reportaram um movimento de R$ 23,4 bilhões em compra de mídia. Para efeitos de comparação, em 2022 o Cenp-Meios havia registrado um montante de R$ 21,2 bilhões em compra de mídia. Naquele ano, 326 agências enviaram informações para o relatório.

De acordo com a análise do Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp), o ano de 2023 foi marcado pela recuperação dos investimentos em compra de mídia, que foram mais robustos do que em 2022, período que contou com Copa do Mundo e Eleições. odas as informações captadas pelo Cenp para definição do novo painel são acompanhadas pelo CTMI – Comitê Técnico de Métricas e Indicadores - que reúne especialistas e dirigentes representantes de Anunciantes, Agências, Veículos e Elos Digitais.
 

 

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Em comunicado, Luiz Lara, presidente do Conselho do Cenp, diz que os indicadores apontados pelo Cenp-Meios sinalizam a evolução consistente de uma indústria que dá fortes sinais de resiliência. “Estamos diante de um novo momento econômico mais estável, que é um fator estratégico para a proteção dos investimentos em 2024”, acredita Lara.

 

Desafios da publicidade

 

À medida que 2023 se desdobrou, as empresas enfrentaram um ritmo frenético de mudanças em todos os setores - tecnológico, cultural, econômico, político e ambiental. O estudo "Media Trends & Predictions 2024", da Kantar IBOPE Media, enfatiza a importância da adaptabilidade para as marcas que navegam neste cenário em constante evolução. A capacidade de aproveitar dados e insights é vital para que as empresas acompanhem - ou até antecipem - as mudanças e desafios em rápida transformação.

 

O estudo destaca a crescente relevância do ativismo de marca como resposta às crises sociais e ambientais globais. Marcas que tomam posições claras em questões sociais estão ganhando a lealdade dos consumidores. Um exemplo emblemático é a Dove no Brasil, que tem estabelecido uma conexão autêntica com os consumidores por meio de seu compromisso ético e sua luta contra as desigualdades sociais. No entanto, o relatório adverte que o ativismo precisa ser genuíno, pois qualquer indício de oportunismo pode danificar seriamente a credibilidade de uma marca.

 

Enquanto isso, o AVOD (Advertising Video-On-Demand) emergiu como uma solução robusta e econômica diante das condições econômicas desafiadoras de 2023. Com a televisão linear mantendo seus preços premium, especialmente em regiões de alta inflação, as plataformas AVOD se apresentaram como alternativas flexíveis e viáveis, tanto para anunciantes em busca de eficiência de custos quanto para plataformas e redes que procuram novas fontes de receita. O estudo aponta para um futuro no qual a publicidade sob demanda poderia desempenhar um papel ainda mais significativo na estratégia de mídia das empresas.